Logo Câmara de Guarabira

História da Câmara

História da Câmara

Câmara Municipal de Guarabira – Casa Osório de Aquino

Durante sua origem, a Câmara possuía como principal função fiscalizar, exercendo ainda o papel de Polícia e Juiz, sendo chamada na época de Conselho de Intendência, assim perdurando até o ano de 1824. Décadas depois, mais precisamente em 24 de fevereiro de 1891, passam a ser Conselhos Municipais, que eram formados por nove conselheiros, incluindo Osório de Aquino Torres, a quem futuramente levaria o nome da Casa.

Esses foram os pequenos passos para a formação da Casa, mas apenas em 1935, através do voto, Guarabira escolhe sua primeira Câmara Municipal, que iniciou sendo composta por nove vereadores, sendo eles: Antônio Camelo Melo, José Epaminondas de Araújo, Antônio Pessoa da Silveira, Francisco Pimentel da Cunha, Horácio Albuquerque Monteiro, Antônio Benvindo de Vasconcelos, Pedro Galdino de Albuquerque, Firmino Guedes Bezerra e José de Farias Bezerra. O presidente da época era o Sr. Francisco Pimentel da Cunha.

A princípio, era localizada na esquina da Travessa Joel Fonseca e o Largo da Igreja Matriz, onde atualmente funciona a Biblioteca Municipal. A Câmara também já funcionou no antigo Cartório Eleitoral, na Rua Almeida Barreto, mas temporariamente. Foi na década de 1970 que o então prefeito João Pimentel Filho confiou o projeto de construção para um novo edifício ao engenheiro Zenóbio Toscano, agora a Casa seria localizada na Rua Solón de Lucena, que antes era ocupada pela prefeitura. Alguns anos depois, o projeto foi concluído e em 7 de novembro de 1976, a Câmara Municipal foi inaugurada.

Em 1989, passou pela sua primeira alteração com a criação do Anexo Municipal. A gestão de Jurandir Pereira, o presidente da Câmara na época, foi marcada pelo desafio da construção do novo Anexo Legislativo. A construção foi finalizada apenas na gestão seguinte, sendo inaugurada em 1990, levando o nome de Aleixo Pereira da Silva, em homenagem ao pai de Jurandir, que foi proposta pelo vereador Melquíades.

A Câmara Municipal de Guarabira possui como patrono o nome de Osório de Aquino, mais conhecido popularmente como Major Osório, um conciliador, vindo do meio rural. Tendo estado ativo politicamente em uma época onde as leis impostas pelos coronéis dominavam, era descrito como um homem de boa índole, diferente dos que costumavam ditar as regras na época.